Edital vai apoiar empreendedores negros no pós-pandemia
Folha de S. Paulo | 14/11/2020
Piauí Negócios | 10/11/2020
Multinacional quer amenizar o impacto da pandemia principalmente no pequeno varejo
A Solar Coca-Cola está investindo em bares e restaurantes do Piauí para acelerar a retomada do setor, que reabriu no último dia 17 de agosto em Teresina após cinco meses paralisado por conta da pandemia do novo coronavírus.
Entre as ações, a multinacional se propõe a ser a fiadora para estabelecimentos selecionados pela empresa que quiserem obter crédito com a Caixa Econômica Federal, a juros mais baixos do que os do Programa de Apoio às Empresas de Porte Pequeno (Pronampe), que já é oferecido pelo banco
A iniciativa chega em um momento de insegurança dos pequenos negócios, principalmente bares e mercearias menores. De acordo com pesquisas realizadas pela Solar Coca-Cola, em um universo de 3.844 empreendedores, 59% estão preocupados em manter os negócios abertos, pagar dívidas e terem créditos e para se reabastecer.
Outra maneira encontrada pela Coca-Cola para oferecer crédito para os empresários é a promoção Compre e Ganhe, no qual na compra de uma Coca-Cola KS, o dono do estabelecimento irá ganhar outra.
A empresa diz que mais de 2.700 empreendimentos serão impactados diretamente no Piauí com as ações desenvolvidas pela companhia.
“Eu estou gostando muito da parceria. As minhas vendas aumentaram muito, também graças as promoções da Solar Coca-Cola que são interessantes. Sem contar que fui uma das escolhidas para a pintura na parede de fora do meu comércio e o banner que ficou muito bonito, chamou muito mais atenção para o meu ponto de venda”, diz a comerciante Marinete Alvarenga, que possui um mercadinho no bairro Piçarra, zona sul de Teresina.
“Acreditamos que essas pequenas ações, quando somadas, vão contribuir diretamente para essa retomada desses setores tão importante para a economia local. Estamos também com parcerias com grandes marcas, por meio do Movimento Nós, para possibilitar uma retomada segura e responsável com a doação de kits de saúde para esse retorno”, completou Geancarlo Brito, diretor regional da Solar Coca-Cola.
Os pequenos negócios também contaram com material criado em parceria com o Sebrae para ajudar clientes e empreendedores com estratégias de manutenção dos negócios. Ao todo, mais de cinco mil cartilhas foram distribuídas no Piauí.