Não importa se você tem uma barraquinha, um isopor na esquina ou é um ambulante: aqui tem oportunidades pra você dar um gás no seu negócio!
Você é ambulante e trabalha no Rio de Janeiro? Queremos ouvir você e saber mais sobre sua realidade!
Participando, você colabora com a criação de benefícios e ferramentas que podem transformar a vida e o negócios dos ambulantes!
Conheça vendedores de rua que enfrentam as mesmas dificuldades que você — e o que eles estão fazendo para superá-las!
Barraca da Tatá
Ainda na infância, Talita Cândida da Silva começou a acompanhar a mãe no trabalho de vendedora ambulante. Hoje, faz sucesso com a sua Barraca da Tatá e seus copos personalizados, garantindo o sustento e o estudo dos dois filhos.
Das ruas à formação universitária
A vida de Juliel Jorge Francisco Moura daria um livro. Ele aprendeu o empreendedorismo na marra desde criança, ao acompanhar a mãe, vendedora ambulante, depois da morte do pai. Após ter interrompido os estudos, fez o Enem e uma graduação online em logística.
Flexibilidade na jornada tripla
Karine Santos Alves trocou o trabalho numa loja de sapatos pelo de ambulante, para poder cuidar da filha, com 4 anos à época. Ela diz que consegue faturar o mesmo trabalhando menos. Mãe e dona de casa, ainda consegue tirar um tempinho para voltar a estudar.
Aprenda a fidelizar seu cliente, administrar sua grana e fazer bonito nas vendas. E ainda ganhe um certificado no final do curso!
Faça agora
Faça agora
Faça agora
Faça agora
Faça agora
Reunimos tudo sobre alvarás e autorizações para vendedores de rua em algumas das principais cidades brasileiras. Descubra!
O requerimento de autorização deve ser feito pelo site Tô Legal, da prefeitura de São Paulo.
Para acesso ao sistema é necessário ter uma Senha Web e CCM (Cadastro do Contribuinte Municipal). Quem tiver dificuldades, pode procurar as sedes das subprefeituras ou uma das unidades do Descomplica.
Segundo a prefeitura, o tempo médio para concluir a primeira solicitação e poder trabalhar na cidade de São Paulo é de 4 dias.
#1 Documento oficial de identificação com foto e assinatura (RG ou CNH)
#2 CPF
#3 CNPJ, no caso de ter empresa aberta
Segundo a prefeitura de São Paulo, o Tô legal! já emitiu mais de 54.374 Portarias de Autorização, e cerca 70% da cidade ainda está liberada para atividades com novas autorizações
Primeiro, você deve escrever o endereço onde pretende exercer a atividade e, em seguida, assinalar o tipo de comércio e área ocupada:
Você deve selecionar um intervalo de datas, com máximo de 90 dias, os dias da semana e o período que pretende trabalhar:
Após confirmar os dias disponíveis, o sistema calculará o valor da taxa a ser paga. As taxas variam conforme a atividade realizada (iniciam em R$5,67 por período e em R$11,34 por dia). A Guia de Pagamento será emitida após a emissão da solicitação, e a data prevista para vencimento é de 1 dia.
O requerimento de autorização deve ser feito online por meio do portal Carioca Digital.
Segundo a secretaria de Ordem Pública, não há um prazo. A concessão de novas licenças é sempre avaliada de acordo com a viabilidade e conveniência, com base em estudos técnicos dos órgãos competentes. Quando sair a licença, o candidato será informado por e-mail após o deferimento ser publicado no Diário Oficial do Município.
A licença deve ser renovada anualmente até 30/06. A renovação se dá mediante o pagamento da Taxa de Uso de Área Pública (Tuap).
#1 Comprovante de residência no Município, sendo aceitas guias de pagamento de luz e telefone
#2 Prova de inscrição no cadastro fiscal do órgão competente (CPF)
#3 Documento de identidade
#4 Carteira de trabalho com identificação, a última folha preenchida e a seguinte em branco
#5 Prova de incapacidade física através de atestado médico para pessoas com deficiência
#6 Declaração da Secretaria de Estado de Justiça para egressos do sistema penitenciário
#7 Certidão de nascimento de filhos menores de 18 anos, se houver
Você deve escolher entre as opções INÍCIO, ALTERAÇÃO ou REATIVAÇÃO DE INSCRIÇÃO, baixar o formulário no site, preenchê-lo e assinalar as opções de venda que pretende exercer:
Você deve escolher uma das áreas de atuação na cidade, supervisionadas pelas gerências regionais de licenciamento e
fiscalização (GRLF)
A prefeitura de Salvador implantou, recentemente, um novo Sistema de Cadastramento de Ambulantes nas Festas Populares da cidade por meio do site www.sca.salvador.ba.gov.br
Divulgação da relação final de licenciados:
28 de novembro de 2023
A prefeitura avalia como estender novas autorizações para o resto do ano de 2024
#1 CPF
#2 Documento de Identidade: (RG, CNH, Cédula de Conselho de Classe ou Carteira Profissional com fotografia)
#3 Comprovante de residência
#4 CRLV (obrigatório para Food Trucks)
#5 Atestado de Saúde Ocupacional (para atividades que envolvam manipulação de alimentos)
#6 Aposentados, ex-combatentes ou pessoas com deficiência devem enviar comprovante
Serão 8.355 voltadas para vendedores ambulantes, barracas padronizadas,
food trucks, baianas de acarajé e comércio de rua em geral. Você pode se inscrever em mais de uma de festas populares, mas as inscrições são realizadas de maneira separada
#1 Ser residente em Salvador: 3 pontos
#2 Ter participado anteriormente do mesmo evento para o qual está se candidatando:
1 ponto por cada participação anterior (limitado a 2 pontos)
#3 Ter certificados de cursos de capacitação ou reciclagem, ocorridos há menos de 5 anos, relacionados com a atividade a ser desenvolvida e ministrados por empresas particulares e entidades ou órgãos públicos: 1 ponto por cada certificado (limitado a 2 pontos)
#4 Ser chefe de família monoparental feminina: 1 ponto
#5 Ser idoso ou aposentado: 1 ponto
#6 Beneficiados pelo Programa por Todos: 2 pontos
A prefeitura do Recife informa que o cadastro dos comerciantes informais é realizado pelas três regionais da Secretaria Executiva de Controle Urbano (Secon) responsáveis pelas áreas:
#1 Divisão Regional Norte: Av. Beberibe, nº 1020, Arruda.
#2 Divisão Regional Centro-Oeste: Rua Dr. José Higino, nº 77, Madalena
#3 Divisão Regional Sul: Av. Senador Robert Kennedy, nº 350, IPSEP
#1 Documento de identificação com foto
#2 Comprovante de residência
#3 Autorização do proprietário do imóvel em cuja frente o ambulante ficará
Segundo a prefeitura de Recife, a licença para trabalhar também é realizada na regional da Secon correspondente à área em que vai ocorrer o evento e tem como critério a prioridade os comerciantes que já trabalham no local.
No caso de festividades como Réveillon e Carnaval, a prioridade é para os comerciantes que trabalharam no ano anterior e que não descumpriram as regras. A autorização escrita é entregue na sede da regional correspondente.